quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Mídias

A televisão e o cinema
São meios publicitários audiovisuais, isto é, que ao mesmo tempo oferecem imagem, cor, movimento, voz, música e texto escrito. Está demonstrado que, ao intervirem ao mesmo tempo o sentido da visão e da audição, a mensagem que recebem se transforma em imagem quase indelével. Assim, recordamos 20% daquilo que ouvimos, 40% daquilo que vemos e 60% daquilo que vemos e ouvimos ao mesmo tempo.

Estima-se que 35 milhões de lares brasileiros possuam televisão, posicionando o mercado brasileiro como um dos maiores do mundo.

Alimenta a maior penetração entre a população brasileira, resultando em ótima performance em praticamente todos os tipos de propaganda. Dados (Mídia Dados - 2000) pelo Grupo de Mídia de SP.

Por ter som, imagem e movimento, se tornou o mais poderoso veículo de comunicação de massa. A TV por assinatura, por outro lado, pode ser classificada como uma mídia mais seletiva.

Pontos positivos:
• mídia de maior cobertura, tanto em área geográfica como em população;
• é o meio de maior penetração em todas as faixas etárias, sexos e nas classes A, B, C e D;
• é também a mídia de maior eficiência nas campanhas dos produtos de consumo de massa.
Pontos negativos:
es :::
• mídia que requer o maior investimento em termos absolutos.




Radio


O rádio é um meio de comunicação extraordinariamente ágil, que permite transmitir as mensagens da forma mais oportuna. Ele acompanha as pessoas enquanto realizam outras atividades, como trabalhar, estudar ou dirigir. É capaz de se integrar ao mundo de cada ouvinte, potenciando sua imaginação e pode, além disso, popularizar os jingles com mais rapidez do que a televisão e por menos dinheiro. Os custos de produção são econômicos, comparados com os de outros meios de comunicação, e por isso podem ser dadas mais mensagens publicitárias diferentes, dentro de cada campanha.

90% dos lares brasileiros possuem rádio. Isso sem contar os chamados rádios móveis, rádios no local do trabalho, etc.

É considerado um "veículo de fundo". Na maioria das vezes a pessoa está fazendo outra coisa e ouvindo rádio ao mesmo tempo. Dificilmente ouvir rádio simplesmente é a atividade principal.

Das 3000 rádios espalhadas pelo país, cerca de 1300 são FM e 1700, AM.

As FM, são voltadas ao público jovem, das classes A, B e C.

As AM, tem maior cobertura geográfica e progamação mais eclética.

Em qualquer lugar que se esteja, sempre haverá uma rádio. Por menor que seja este lugar, sempre conseguiremos sintonizar uma rádio.

O rádio é um veículo barato comparado aos outros.

Vem sofrendo mudanças, trabalhando em áreas específicas além de estar integrando-se com a internet.

Institucional em rádio? Use jingles.
Spots são mais indicados para vendas.

Pontos positivos:
• poucos investimentos em termos absolutos;
• rapidez na colocação da mensagem
• grande freqüência de exposição devido ao baixo custo unitário.
Pontos negativos:
• devido a baixa cobertura por mensagem, numa campanha ampla, é necessário maior freqüência de comerciais para aumentar a cobertura.



Mídia impressa


Imprensa, revistas e publicidade direta:

São os meios de comunicação mais adequados para argumentar quanto for necessário e o leitor estiver disposto a suportar. Se o título, a ilustração e o corpo do texto tiverem suficiente garra, o leitor em muitos casos chegará ao final das 500 ou mais palavras que estes anúncios podem ter.

A publicidade gráfica contrata-se por espaço, não por tempo. Quanto mais especializado for o meio, maior quantidade de informação se requer para convencer o leitor. Por outro lado, a publicidade escrita tem a vantagem de deixar o leitor determinar por si mesmo o ritmo de exposição, lendo tão depressa ou tão devagar quanto lhe permitir sua capacidade e podendo meditar a leitura, reler, ou recortar o anúncio.

Cinema


Antigamente, anunciar em cinema era inviável pelos elevados custos de produção em 35 mm. Hoje, tornou-se mais acessível dado aos avanços tecnológicos que permitem que comerciais feitos inicialmente para TV, sejam facilmente convertidos para esta mídia.

A indústria do entretenimento em geral, da qual o cinema faz parte, acena para um futuro muito promissor.
Seu principal público é o jovem, das classes A e B, residente em áreas urbanas.
Pontos positivos:
• Custo menor;
• Bom índice de atenção (o espectador nada mais tem a fazer, já que está ali para olhar a tela);
• Possibilidade de causar bom impacto audiovisual (tela maior que a televisão, som, cor, movimento, de impacto).
Pontos negativos:
• Audiência limitada;
• Audiência crítica (olham os comerciais com negativismo);
• Baixa cobertura e longo tempo para alcançar a cobertura máxima;
• Dificuldade de controle e fiscalização.




Internet
A vedete mundial da mídia revela-se cada vez mais eficaz, revolucionária, fascinante...

Sua proposta não é apenas a da exposição. Permite alto grau de interação com o consumidor.

Extremamente segmentada.

Ainda em fase de experimentação como mídia. No entanto, quem não acompanhar esta fase de aprendizado da mídia, da comunicação, testando novos canais de distribuição e a interação com o consumidor, num futuro próximo, terá de alocar altos investimentos.

Atentas, organizadas e profissionais marcas anunciantes já estão investindo no novo meio.

Pode servir de excelente apoio institucional, promovendo uma alta interação entre a marca e seus clientes.

TV, rádio, jornais, revistas já encontram-se na internet.

A marca da organização sai de suas fronteiras para ganhar o mundo.





Mídias externas


Excelente para a fixação da marca, pois, aproxima-se do consumidor no seu dia-a-dia.

Algumas possibilidades:
Outdoor, placas sinalizadoras, back-lights, busdoors, painéis, relógios/temperatura, blimps, balões, cabinas telefônicas, topos e laterais de prédio, mídias móveis, escadas rolante, carretilhas, faixa em avião, guarda-sol, saquinhos de lixo, lixeiras, placas em parques públicos, protetores de pedestres, protetores de árvores, etc.

Tem o outdoor como seu maior representante por isto estamos com uma área específica para ele.

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